Dentes e Gengivas


Os cães, assim como os humanos, trocam de dentição. Isso inicia mais ou menos aos 4 meses de vida e dura até os 6. Durante essa fase e posterior à ela o cão tem coceira na gengiva e tende a roer objetos, com a intenção de aliviar esta sensação.
Nesta época, para evitar que o cachorro destrua os objetos e móveis do seu dono, aconselha-se que o cão ganhe brinquedos e courinhos digeríveis (encontra-se à venda em supermercados, agropecuárias e lojas especializadas).
O cão tem grande tendência a formação de tártaro, o que provoca o mal hálito e a perda precoce dos dentes permanentes. A cárie também ocorre em animais que recebem alimentos doces com freqüência.
Existem serviços odontológicos especializados para cuidar dos dentes do seu cão.
Caso o cão não tenha a gengiva massageada ou escovada de vez em quando, ela correm sério risco de ficar inflamada. A partir do momento em que o hálito do cão tiver um cheiro desagradável, o dano causado à raiz de alguns dentes talvez seja irreversível.
-Ofereça pedaços de couro cru de boa qualidade para mastigar.
-Ofereça biscoitos encontrados no mercado, fabricados especificamente para exercitar os maxilares e massagear as gengivas.
-Pedaços de cenoura crua devem ser oferecidos entre as refeições para que o cão seja estimulado a roer, assim como ossos artificiais (couro) ou naturais (joelho de boi).
-Certifique-se que, pelo menos uma parte da alimentação do cão exija uma mastigação firme.
-Ofereça brinquedos de náilon, projetados para satisfazer as necessidades mastigatórias do cão. (Eles massageiam os dentes e as gengivas).
-Escove os dentes do seu cão semanalmente com uma escova de dentes infantil, que é macia. (Não use pasta de dentes comum, que desagrada aos cães, use somente pastas formuladas especialmente para cachorros. Sempre recompense seu cão com um elogio ou um biscoito depois que escovar os seus dentes.)
-Para massagear as gengivas do cão, pode ser usado um chumaço de algodão seco.
-Se as gengivas do cão sangrarem durante a escovação, significa que já estão inflamadas. Marque uma consulta no veterinário.